segunda-feira, 3 de junho de 2013

Católicos comemoram Corpus Christi em Águas Lindas

 Tradicional festa católica, o Corpus Christi é uma celebração que representa a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia. E em Águas não foi diferente, destaque para procissão que saiu do Centro Educacional São José e percorreu a Avenida JK até à entrada do Jardim Brasília onde uma missão campal foi celebrada pelo frei Gilberto.

A procissão começou por volta das 10h, passando por cima dos imensos tapetes confeccionados durante a madrugada. Alguns dos tapetes foram desfeitos por causa da chuva, que caiu a noite e continuou durante todo o evento, mas isso não impediu que os fiéis deixassem de participar de uma das principais do catolicismo.

Organizado pela Paróquia São Maximiliano M. Kolbe, do Pároco Frei Gilberto de Jesus, o evento é um dos mais esperados pela comunidade. “Aqui temos a presença real de Jesus, pois a Eucaristia é o pão da vida, o alimento dos cristãos”, afirmou o frei.

Nesta data, a Igreja reafirma e proclama para o mundo a presença de Cristo no pão e no vinho consagrados, ou seja, a eucaristia é verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo.

Apesar da chuva, cerca de 800 pessoas participaram do evento que reuniu algumas autoridades católicas do município, como o prefeito Hildo do Candango, a primeira-dama Aleandra de Sousa e o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita.


Saiba mais

A festa surgiu no século 13, na diocese de Liége, na Bélgica, mas a celebração só ganhou caráter universal com a oficialização pela Igreja Católica no século 14.Já a confecção dos tapetes de cerragem surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os feitos são variados, mas o tema principal é a Eucarístia. Para a elaboração são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura


Fotos: Antonio Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário