terça-feira, 2 de agosto de 2011



Sessão especial de homenagem aos 153 anos da Polícia Militar de Goiás marcou a  reabertura dos trabalhos legislativos no segundo semestre deste ano. Na  sessão especial proposta pelo deputado Major Araújo (PRB), na noite desta segunda-feira, 1º de agosto, foram entregues Medalhas do Mérito Pedro Ludovico Teixeira a nomes da PM que se destacaram em seus serviços prestados ao Estado. A solenidade teve início às 20 horas, no Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa.

Entre outras autoridades, prestigiam o evento o secretário de segurança pública João Furtado; o coronel Raimundo Nonato, comandante-geral da Polícia Militar; o assessor parlamentar Renato Rassi; e o juiz Marco Antônio Caldas.

Como forma de homenagear toda a Polícia Militar do Brasil, o 1º Sargento Márcio Alexandre Alves, da PM do Rio de Janeiro, também foi agraciado com a honraria pelo seu ato heróico na tragédia da escola municipal do bairro do Realengo, no Rio de Janeiro, em abril deste ano. Ao entrar na escola e abordar o atirador Wellington Menezes de Oliveira, que assassinou 12 crianças e deixou outros dez estudantes feridos, evitou uma tragédia ainda maior.

Major Araújo
O deputado Major Araújo falou do orgulho de poder entregar a Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira a policiais que se destacaram em seus serviços prestados ao Estado, garantindo a segurança, a tranqüilidade e o senso de justiça de toda população.

O parlamentar relembrou a história da PM, que foi criada em 28 de julho de 1858 pelo presidente da Província de Goyaz, Januário da Gama Cerqueira, através da Resolução nº 13. Desde então, disse o deputado, é uma instituição que trabalha preservando a ordem pública com policiais bem equipados e treinados, que atuam em todos os municípios do Estado.

“A história da PM se confunde com a própria história do Estado, visto que a nossa polícia esteve presente em momentos históricos importantes, como a guerra do Paraguai, junto ao ex-governador Mauro Borges contra a ditadura, apoiando e ajudando a população na crise com o césio-37”, citou.

O parlamentar falou ainda do orgulho que sente por ter nascido em berço de família militar e pertencer à Corporação. “São heróis anônimos que salvam vidas, trazem a paz e a segurança, encarando uma vida dupla e desgastante, em prol dos cidadãos”. Ele lembrou ainda dos companheiros de profissão que perderam a vida no cumprimento do dever. “Fica nossa homenagem aos nossos irmãos de farda”, reforçou.

Major Araujo, antes de encerrar, pediu uma salva de palmas ao 1º Sargento Márcio Alexandre Alves, da Polícia Molitar do Rio de Janeiro. Ele foi agraciado com honraria pelo seu ato heróico na tragédia da escola municipal do bairro do Realengo, na capital fluminense, em abril deste ano, como forma de homenagear toda a Polícia Militar do Brasil.

Militares 
O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Raimundo Nonato, disse, em discurso no plenário, que a história da Polícia Militar goiana se confunde com a história do Estado. "Superamos momentos de crise, estamos sempre prontos para a luta e sobram força e vigor, já que temos de cumprir satisfatoriamente todas as responsabilidades", afirmou.

Segundo o coronel, por muitos anos, o policial militar foi a única autoridade do Estado em algumas cidades do interior. "A PM se modernizou, atualizou procedimentos e fez tudo isso de forma satisfatória, com uso do que há de mais novo em tecnologia", afirmou.

De acordo com Nonato, é preciso acabar com o reino da criminalidade, onde "os bandidos estão soltos e os cidadãos de bem estão presos. A quantidade de usuários e traficantes de drogas só aumenta, o latrocínio também, temos uma reincidência de marginais presos cada vez maior, algo precisa ser feito, não basta a polícia agir sozinha", concluiu.

Em discurso em nome dos homenageados, o tenente-coronel Silvio Vasconcelos Nunes disse que a tarefa de representar o povo goiano em nome da Polícia Militar é algo digno de honra. "Essa medalha que recebo hoje tem grande significado, a começar pelo nome de Pedro Ludovico, por isso tento abraçar o aprendizado dos meus antepassados", afirmou.

De acordo com Silvio, os fundamentos de Goiás são marcados pela Polícia Militar. "Se agirmos como Pedro Ludovico, vamos continuar fazendo esse Estado crescer a passos largos", pontuou. Segundo ele, deputados como Major Araújo são íntegros e merecem todo o destaque e as homenagens da polícia goiana. "A trajetória dele é exemplar, um verdadeiro herói goiano, é um bom policial e um bom gestor", elogiou.

O tenente-coronel concluiu seu discurso, dizendo que todos os quase 200 homenageados desta noite merecem palmas. "Sou apenas um, um entre tantos que desempenham bem suas funções", afirmou.

Mensagem do Governador

O Secretário de Estado da Segurança Pública, João Furtado, representando o Governador Marconi Perillo (PSDB) relatou os feitos realizados em prol da Corporação nesse começo de mandato, lendo ainda a mensagem enviada pelo Governador.

O Secretário defendeu que, mesmo com as dificuldades enfrentadas no começo de mandato, Marconi Perillo, em seu apoio à PM, disponibilizou novos equipamentos e viaturas, e criou o plano de carreira da categoria. Ele determinou ainda a volta da Rotam às ruas, no próximo dia 8, com treinamento melhorado e renovado, e disponibilizou o pagamento virtual, entre outras melhorias.

Em sua mensagem, o Governador do Estado ofereceu seus calorosos cumprimentos a todos os presentes, em especial à Policia Militar de Goiás, parabenizando-a pelos seus 153 anos e pela homenagem. Marconi Perillo frisou ainda seus votos de renovada amizade e apresso pela Corporação, pontuando que está sempre fazendo o máximo possível pela Polícia goiana, nesse momento mais delicado do seu mandato, e que continua buscando formas de investir, melhorar e encorajá-la.

História
Fundada em 28 de julho de 1858, pelo então presidente da Província de Goyaz, Januário da Gama Cerqueira, que sancionou a Resolução nº 13, a Força Policial de Goyaz tinha ação limitada à capital da província (Vila Boa), Arraia e Palma.

A sede da Força Policial foi adquirida pela Fazenda Provincial em junho de 1863, em uma área destinada à construção do primeiro Quartel da Força Policial de Goyaz, que abrigou o Comando da Corporação de 1863 a 1936, e atualmente é a sede do 6º BPM na cidade de Goiás.

A Polícia Militar de Goiás trabalha com a missão de preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente no Estado, cumprindo com excelência o preceito constitucional. Além disso, procura proporcionar à sociedade goiana a segurança necessária com policiais militares qualificados e treinados, através de ações padronizadas, compromissada em servir com qualidade.

Atualmente da PM-GO conta com um efetivo de doze mil homens e tem como missão preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente no Estado de Goiás.

Homenageados

Cabo PMAdauto Alves de Azevedo
2º Sargento PMAdinan José Santana
Cabo PMAdriana Silva de Lima Fernandes
Cabo PMAfonso Meireles
Capitão PMAfrânio Carrijo de Oliveira
1º Sargento PMAgnaldo José dos Reis
1º Sargento PMAgnaldo Moisés de Paula
Subtenente PMAidar Araújo Mendes
Soldado PMAilton Antonio A. França
Cabo PMAlany Hancemburg Alves de Azevedo
Cabo PMAlex Cardoso Fraga
2º Sargento PMAlexandre Veríssimo de Faria
Capitão PMAndré Luiz de Carvalho
2º Sargento PMAndré Luiz de Freitas
2º Sargento PMAndré Luiz Ferreira de Moraes
Soldado PMAntonio do Rego Rodrigues Neto
2º Sargento PMAntônio Jayme Sobrinho
Cabo PMAntonio Kleber Moreira
2º Sargento PMAraceli de Souza Martins Abreu
2º SargentoAraides Rodrigues
1º Sargento PMÁrio Alves Araújo
Cabo PMAroldo Alves Barbosa
Soldado PMAyana Oliveira Teixeira
Soldado PMCarlúcio Vaz de Almeida
Cabo PMCelliny Alves Vital Barros Campos
3º Sargento PMCícero Araújo Filho
3º Sargento PMCícero Pinheiro Araújo
Soldado PMCleuber Ferreira
Cabo PMClodoaldo Vieira do Nascimento – in memorian
Soldado PMClovisley Pereira Gomes
3º Sargento PMCosme Coelho de Aguiar
Soldado PMDaniella Miguel da Silva
Soldado PMDário José Gonçalves
Soldado PMDecivaldo Pereira Vitalino
1º Sargento PMDelcione Pinto da Silva
1º Tenente PMDeli Gonçalves Rios
Soldado PMDeusdete Fernandes de Sousa Júnior
1º Sargento PMDeusmar Gonçalves de Bessa
Soldado PMDjaide Pereira Serafim
1º Tenente PMDouglas Freire Santana
1º Tenente PMDyrlene Seixas Santana
3º Sargento PMEdilton Borges
Soldado PMEdio Moreira da Silva
Soldado PMEdmilson Lobo Borges
Cabo PMEdmundo de Jesus
Soldado PMEduardo Pereira da Mata
Capitã PMElaine Ferreira de Paula
1º Tenente PMEli Ferreira de Almeida
2º Sargento PMEliane Bonifácio de Sousa
Capitão PMElias Ferreira Tosta
1º Sargento PMElmim Batista dos Santos
Soldado PMEmerson Roberto de Aguiar
1º Tenente PMErick Thiago de Paula Melo
1º Sargento PMErviluiz Vitorino Gomes
3º Sargento PMEudes Lôbo Cardoso
1º Tenente PMEuler Deolindo Justino Franco – in memorian – Rep. Pai -  Coronel PM João Franco de Souza
Cabo PMEurípedes de Souza Beltrão
Soldado PMEurivan Fernandes da Rocha
Cabo PMEurivan Pereira Braga
Soldado PMFabio Galvão Silva
2º Sargento PMFelipe da Silva Braga
3º Sargento PMFernando Gonçalves dos Reis
1º Sargento PMFleury Lobo Cardoso
Cabo PMGednildo Francisco dos Santos
Soldado PMGeorgeton dos Passos Rodrigues
3º Sargento PMGersimon Antônio dos Santos
Subtenente PMGerson José Silva
Soldado PMGianclay Galdino Costa
2º Sargento PMGilmar José de Andrade
3º Sargento PMGilmar Wagner Ferreira da Luz
Soldado PMGiovane Batista Carvalho
Soldado PMGizelly Mendanha de Oliveira
Soldado PMHeber Macedo
2º Tenente PMHenrik Araújo Rocha
2º Tenente PMIrineu Maciel
Subtenente PMIromar Freitas de Castro
Soldado PMJames Plínio das Graças Nunes
2º Sargento PMJanaína Sampaio Mendonça Morais
2º Sargento PMJean Clayton Gouveia Moreira – in memorian  - esposa: Elaine Cristina  Santos Iscava Moreira 
Soldado PMJean Pitágoras da Silva
2º Sargento PMJeovane Marcolino dos Santos
2º Tenente PMJesus Antonio Souto
1º Sargento PMJoão Batista da Fonseca
2º Sargento PMJoão Batista dos Santos
2º Sargento PMJoão Ribeiro Magalhães
1º Tenente PMJoceli Machado Júnior
2º Sargento PMJoel Soares Galvão
Cabo PMJordeci Nunes de Oliveira
1º Sargento PMJorge Monteiro da Silva
3º Sargento PMJosé  Alves Rabelo
Soldado PMJosé de Lima Nunes
2º Sargento PMJosé Francisco de Oliveira Filho
Soldado PMJosé Luiz Mendonça da Silva Júnior
Soldado PMJosé Nilton Lopes
2º Sargento PMJosé Ribeiro da Abadia
Soldado PMJosé Rubens Mesquita Rosa
1º Sargento PMJocytã Carvalho Serra
1º Tenente PMJúlio César Alves Souza
1º Sargento PMJúlio César Eugênio
Soldado PMJuraci de Castro
Cabo PMJuscelino Rosa dos Santos
Soldado PMKleber José Lopes
Soldado PMKleidson Bueno dos Santos
Soldado PMKleuber Alves Rodrigues Mendes
1º Sargento PMKleyber Alves de Carvalho
1º Tenente PMLeonardo Bernardes  Melo Cavalcanti
Soldado PMLindomar Antonio de Castro
1º Sargento PMLuciano Pinangé Silva
2º Sargento PMLúcio Mariano Borges
2º Sargento PMLuiz Claúdio Coutinho Furtado
Soldado PMLuiz Márcio Ferreira de Mendonça
Soldado PMLusmar Rufina Soares
Soldado PMMarcivon Cesar Miranda
2º Sargento PMManoel Alves da Silva
1º Sargento PMManuel de Assunção Gomes de Almeida
1º Sargento PMMarcelo Barbosa Borges
Soldado PMMarcelo Magno Moreira Lopes
2º Sargento PMMarcio Alexandre Alves
3º Sargento PMMárcio Vítor Valério
1º Sgtº PMMarcos de Fátima Pio
2º Sgtº PMMarcos Vinicius Jorge Batista
2º Sargento PMMário Alves de Lima
Soldado PMMario Augusto dos Santos
Soldado PMMario Henrique Alves de Souza
Soldado PMMaruzan Marques de Jesus  Ribeiro
Soldado PMMauro Ênio Pereira da Silva
Soldado PMNarcísio José Dourado
Soldado PMNazaré Ferreira dos Santos
3º Sargento PMNelson Paulo de Souza Nickson - in memoriam
  
1º Sargento PMPaulo César dos Santos
1º Sargento PMPaulo Rodrigues de Macedo
Cabo PMPaulo Sérgio de Souza
Cabo PMReginaldo Felipe
Cabo PMReinaldo Souza Silva
Soldado PMRenato Ricardo Borges
1º Tenente PMRicardo da Silva Neves
Soldado PMRiley Almeida de Brito Silva
3º Sargento PMRobinson da Silva Soares
2º Sargento PMRobson Alves de Oliveira
3º Sargento PMRobson Paulo de Souza
Capitão PMRodrigo de Souza Bispo
2º Sargento PMRosemario Pereira Castro
1º Sargento PMRosimar Pereira dos Reis
Capitão PMRubens Oliveira Machado Júnior
Soldado PMSandra Rodrigues de Souza
3º Sargento PMSandro Sabino Leal
Soldado PMSaulo de Oliveira Custódio Júnior
Soldado PMSergio Santana dos Santos
Tenente Coronel PMSilvio Vasconcelos Nunes
2º Tenente PMStela Tavares da Silva Castro
Soldado PMTarcisio Mendonça
Major PMValderir Pereira dos Santos
Cabo PMValdir Cordeiro e Paulino
Soldado PMValdivino de Aguiar
Soldado PMValtenir de Sousa Bianchini
2º Sargento PMVanderlice do Amaral
Soldado PMVilson Luiz de Jesus
Soldado PMVinicius Lino Ferreira
2º Sargento PMWaldemir Moraes Aciolly de Mello
Subtenente TENWalter Beserra Santos
Major PMWalter Caixeta de Araújo
Capitão PMWashington Soares de Freitas
Soldado PMWelington Magalhães Vieira
2º Sargento PMWellington Francisco Borges
1º Sargento PMWilton Ferreira
2º Sargento PM ReservaZaqueu Pereira da Costa
1º Sargento PMRicardo Dias Naves
Capitão PMClézio Vieira de Melo
Soldado PMJenaina Sandim de Oliveira
3º Sargento PMAlcimar Alves de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário