segunda-feira, 25 de julho de 2011

Da origem do Patrulhamento Tático, POP e retorno do CPT/ROTAM



Atendendo ao anseio de que alguns policiais militares possuem em saber mais sobre o patrulhamento tático, já que a ROTAM retoma as atividades de formação de seus profissionais com o CURSO de PATRULHAMENTO TÁTICO, citamos sua origem e resultados obtidos além de sua importância no contexto da atividade de policiamento na PMGO.

O Patrulhamento Tático e o Procedimento Operacional Padrão em Goiás são ferramentas modernas e que contribuem na atividade policial militar. Para sabermos a origem do Patrulhamento Tático, atualmente empregado na Polícia Militar de Goiás se faz necessário retornarmos a segunda metade dos anos 90.

Em 1997, com uma doutrina moderna, a Rota recebeu alguns policiais militares goianos para um estágio e estes aplicaram os conhecimentos adquiridos na padronização dos procedimentos operacionais da Companhia de ROTAM , à época incorporada ao Batalhão de Choque.

No ano de 1999, foi realizado o 1° CEO - Patrulhamento Tático (Curso de Especialização de Oficiais em Patrulhamento Tático) nas dependências do Batalhão Tobias Aguiar - ROTA, tendo vinte e quatro oficiais-alunos da PM de São Paulo, dois da PM de Pernambuco e dois oficias da PMGO, estes lotados no Batalhão de Choque/ 1ª CIA-ROTAM.

No ano de 2000, forma-se a primeira turma de Patrulhamento Tático da PMGO/ROTAM (oficiais e praças), em sua grande maioria policiais militares da Companhia (incorporada) de Rotam com vinte e seis formandos sendo: 01 (um) capitão, 03 (três) tenentes, 06 (seis) sargentos, 03 (três) cabos e 13 (treze) soldados.


Com a orientação e supervisão dos oficiais do BPMChoque/PMGO que retornaram do curso de especialização na PMESP, outras turmas se formaram, entre as quais uma turma na 11ª Companhia Independente (Santo Antônio do Descoberto-GO) e um estágio no 6º Batalhão (Goiás-GO), seguindo-se, nos anos vindouros, novas turmas do curso implantado com sucesso no Estado. Alguns anos se passaram e a ROTAM passou a se uma unidade independente. Em seguida é criado o COR (Curso Operacional de Rotam) valendo-se da doutrina de Patrulhamento Tático já existente no CURSO DE PATRULHAMENTO TÁTICO-CPT.

A doutrina de Patrulhamento Tático é voltada para uma melhor distribuição de funções entre os policiais militares de uma equipe, valoriza o treinamento constante, estabelece normas de conduta e de atuação nas mais diversas atividades desenvolvidas, desde as abordagens a pessoas ou veículos, procedimentos em diversos locais (em atendimento de ocorrência ou não), técnicas de observação durante o patrulhamento de alto risco, dentre outras.

Em Goiás, já são empregadas as técnicas de Patrulhamento Tático nas equipes de Policiamento Especializadas (Rotam, Choque Motorizado, Giro e os Grupos de Patrulhamento Tático – GPT). As viaturas de radiopatrulhamento podem e devem utilizar as mesmas técnicas, sendo estas readequadas às suas atividades de primeiro atendimento à população - quando acionadas via COPOM, ou ainda em abordagens a pessoas e veículos suspeitos que, se realizadas constantemente, acarretam na diminuição dos índices de criminalidade. A doutrina de patrulhamento tático molda o policial militar, passa a ser um profissional mais qualificado, sua postura diante das adversidades será sempre a mais adequada, os cuidados com sua segurança pessoal e da equipe são redobrados, há obtenção de melhores resultados já que cada policial sabe o que, onde e quando agir.

Após a implantação do Programa da Qualidade na PMGO, iniciaram-se os trabalhos para criação do POP (Procedimento Operacional Padrão, já se passaram oito anos e estamos atualmente na 3ª edição, e a essência dos procedimentos de abordagens do POP é a doutrina de patrulhamento tático.

Os processos e procedimentos de abordagens, paradas e estacionamentos, bloqueios e toda conduta operacional do POP tem forte ligação com a Doutrina do Curso de Patrulhamento Tático, o que se pode confirmar com o processo de abordagem a veículo ocupado por infrator (es) da lei, as similaridades são visíveis e atendem as necessidade profissionais e operacionais de nossa atualidade, além de proporcionar maior segurança ao policial militar de serviço.

Em 2.011 o Curso de Patrulhamento Tático volta a ser coordenado pela ROTAM e Academia de Polícia Militar, a renovação doutrinária sem perder sua essência, revigora o curso que revolucionou as atividades operacionais na Polícia Militar de Goiás. Desejamos todo sucesso ao Comando da ROTAM, seus oficiais e praças.  Parabéns e boa sorte!

Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.” Provérbio Árabe

Fonte: major Taufick

Nenhum comentário:

Postar um comentário